Tríduo Pascal

A celebração do Tríduo Pascal em nossa paróquia teve início com a Missa do Lava-Pés, na Quinta-Feira Santa. Missa esta que mostra em suas leituras a páscoa dos judeus, a páscoa de Jesus e a páscoa dos cristão. A celebração caracteriza também a instituição do sacerdócio e da eucaristia.

Em sua homilia, o Pe. Chico lembrou que o partir do pão é ainda um chamado à partilha e à solidariedade. O ato do lava-pés, lição de humildade, mostra que no Reino de Deus, o maior é aquele que serve. A missa traz também um clima de despedida, daquele que entrega sua vida e parte em prol de nós. Ao fim da Missa, a comunidade acompanhou o Traslado do Santíssimo Sacramento, seguido da Adoração Eucarística.

 

Na tarde da Sexta-Feira Santa, a Missa da Paixão e Cruz foi preparada pelo grupo da Crisma. Em sua reflexão, o Pe. Chico lembrou que esta celebração sempre traz os questionamentos: ‘Quem foi o responsável pela morte de Cristo? Deus quis que seu filho morresse?’ Nosso pároco explicou que a morte de Jesus é fruto de uma armação dos poderosos da época, que se incomodavam com seus ensinamentos e lutas. Que de Seu sangue nasça o amor, a paz, uma nova aliança.

À noite, a comunidade se reuniu novamente e saiu pelas ruas do bairro para a Procissão do Senhor Morto. Após a procissão, uma apresentação das crianças da pré-catequese que pediram paz renovou os votos de esperança.

No sábado, a comunidade se reuniu novamente para a celebração da Vigília Pascal. O Pe. Chico lembrou que a liturgia do Sábado de Aleluia é a mais importante da fé cristã, pois marca a ressurreição de Cristo. Nessa data, vale lembrar que quando Jesus reapareceu aos apóstolos, sua primeira fala foi ‘A paz esteja com vocês’. A cada celebração da eucaristia nós retomamos esta saudação não à toa. O ressuscitado em nosso meio não nos deixa perder a esperança de viver o Reino de Deus. Na Vigília Pascal, a renovação de nossos votos batismais é um compromisso para trabalharmos pela paz.

 

O Senhor ressurgiu, aleluia, aleluia! Que o Cristo ressuscitado mantenha em nós a esperança e a perseverança!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s